creatividade comum* (creative commons)

as creative commons chegam a portugal no próximo mês de novembro. não são uma banda de uma música nem nenhuma representção do ‘house of commons’ de londres. quem tem conta no flickr já teve contacto com os símbolos cirulares de letras pretas. ou não.

as creative commons são licenças que um autor pode atribuir ao seu trabalho, para além das leis de direitos de autor e leis internacionais de copyright. foram criadas em 2001 por lawarence lessig nos EUA para agilizar e facilitar o uso legal de obras criadas. claro está, o aparecimento deste novo conceito de copyright dve-se, sobretudo, à enorme quantidade de conteudos que a internet passou a disponibilizar… apropiação de material da internet não é coisa nova (podiámos dizer roubalheira mas é um palavrão politicamente incorrecto) e então de fotografias, bem sabemos. a ideia das creative commons será contribuir para o fim do uso ilegal de contéudos. têm seis licenças distintas à escolha do autor para regular o uso que outros podem ou não podem fazer da sua obra. podemos simplesmente seguir o questionário neste link e no fim teremos a indicação da licença apropriada para cada caso.

CC
sendo um assunto de interesse de todos os ‘autores’ ficam dois links para saber mais: o site oficial aqui, e o wiki sobre as CC’s.

technorati tags:, , , ,

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: