guerra e fotografia

sobre as questões de ética e sobre a postura dos fotojornalistas no cenário de guerra parece que se fala muito, mas na verdade discute-se pouco. invariavelmente qualquer discussão sobre a matéria termina com o lugar comum que é o bom senso de cada um. o problema é quando as pessoas não o têm já à partida. tenho sobre este assunto algumas ideias vincadas, que em traços largos, resumem-se ao trabalho de testemunho que fazemos. o que está diante de nós e outros têm de ver. para além de ter que fotografar, há que publicar. e não raro há um ‘pudor’ desmedido na publicação de algumas imagens que podem ser chocantes, mas são infelizmente a realidade do acontecimento. e se ‘suavizarmos’ esse acontecimento estamos a adulterar a missão que temos para com os leitores.

infelizmente, não se debate, não se questiona, não se pondera com frequencia o que deve ou não deve ser publicado. pode ser que um dia destes a questão seja posta na mesa de debate.

entretanto, entre o blog de mark hamilton e o de dennis dunleavy, o lugar e o objectivo do fotojornalismo de guerra vai sendo discutido. no post de mark learning to see há links interessantes para o blog de dennis dunleavy. para ler. os dois blogs são para guardar.

technorati tags:, , , ,

Blogged with Flock

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: